domingo, 1 de maio de 2011

Ensaios: extremamente necessários!

Hoje tratarei de um assunto bastante complicado mas que merece muita atenção de todo músico: ensaios.

Ensaios são extremamente necessários e sempre! Dou bastante ênfase que quando digo "ensaio" me refiro necessáriamente a apresentações com grupo, pois se estamos falando individualmente de você a palavra não seria ensaio, mas sim estudo ou "malhação", por assim dizer.

Aqui, no caso, a ideia é: você tem uma apresentação com alguem, você mais um; você mais dois; você e uma banda; você TEM uma banda, que seja, não importa! é preciso ensaiar com todos juntos. Não posso afirmar quantas vezes é preciso ensaiar, mas afirmo com toda certeza que é indispensável ensaiar.

Pense da seguinte maneira: você sabe o que você estara fazendo certo? O modo como estara tocando confere? Ok. O(s) outro(s) músico(s) que tocara(ão) com você também sabe(m) o que estara(ão) fazendo cada um da mesma forma que você? Todos PRECISAM saber o que todos farão. Não basta cada um saber só sua parte. Imagine se você reune os 3 melhores cantores do mundo com o melhor guitarrista, o melhor baterista, o melhor percussionista e etc e simplesmente joga-los em um palco para tocarem. Resultado: não vai adiantar absolutamente nada eles serem os melhores pois no geral não existirá harmonia o que significa que a possibilidade de não sair um trabalho 100% bom é muito grande, e é aí que os ensaios entrão.

Ensaiando cada um sabe o que todos farão, em que momento farão, de que maneira farão, ficando assim todos preparados até para futuros imprevistos, pois você terá pelo menos uma boa prévia noção de quem estará do teu lado.

Então ensaie! É complicado as vezes conseguir até marcar os ensaios pois todos temos nossas vidas pessoais, nossos afazeres, nossa vida pessoal mas é necessário, e acredite, faz muito a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário