sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Retorno

Sim... um assunto um tanto complicado e delicado, mas necessário ser discutido.

Estava agoniado! tocando tocando tocando... e não tendo ideia ou 100% de garantia do que estava fazendo, isso por que? Simplesmente porque não estava ouvindo o que estava tocando, é claro, aqui cabendo só os casos em que tocamos com equipamento ligado.



Uma coisa é você tocar em um momento de adoração para algumas pessoas, ou um encontrão para uma boa medida de pessoas, mas com várias pessoas (quer dizer vários violões e vozes juntas) mas outra, completamente diferente, é você ligar seu instrumento em um local que se faz necessário, seja pela quantidade de pessoas seja pelo tipo do local.

Estava saturado disso! E com a oportunidade de um novo e diferente evento (um luau que toquei com amigos, depois coloco material dele em postagem própria) resolvi investir nisso.

Muitas dúvidas sobre possíveis formas de retorno, mas com um cara que entende bastante o assunto e, também visa investimento na área tecnológica musical, comprei um fone de ouvido e um Monitor Individual Power Click.
 
Especificações do fone: Mini-fone, semi-aberto, Resp. freq. 13-27kHz, Imp 32 ohms, Conector mini P10 estério. Cabo de 1.5m
Especificações do Monitor: mono, input e output P10, phone por plug P2, bateria 9 volts ou fonte externa.

Como utilizá-los: http://www.powerclick.com.br/manuais/MANUAL%20F10.pdf

Garanto melhoria!!! É inexplicável a diferença de você estar tocando e ouvindo exata, límpida e perfeitamente o que VOCÊ esta tocando, só os seus instrumentos, isso mesmo.
Claro, também conta a possibilidade de escutar tudo que sai da mesa e analisar a qualidade do som que todos estão produzindo.

Pra quem tem uma frequência ou inicia em uma de tocar com equipamento ligado, independente de onde for, com quem, quantas pessoas, locais etc, retorno é sempre bem vindo, mas interpreto mais que isso... é indispensável!

Não pense que ter retorno é aumentar os volumes das caixas de som pra que VOCÊ possa ouvir o que esta tocando/cantando, não, esse é um pensamento errôneo e até bastante ignorante acho. O som que é para o publico é para o publico, o som que é retorno pros músicos é retorno pros músicos. PONTO!

Fica dica galera, quem quiser é um investimento que vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário