terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Foco!

Grande parte dos músicos quer e gosta de se aprimorar e alcançar horizontes mais e mais distantes, avançando assim em sua caminhada, evoluindo e crescendo mas é preciso cuidado pra não se perder no caminho e desviar-se do foco.


Como experiencia própria, creio poder afirmar que pelo menos grande maioria dos que iniciam de alguma forma no mundo musical, independente do motivo, começam do básico do básico do básico. Por exemplo: o mais comum é uma pessoa pegar um violão e começar a tocar, aprender a tocar, depois disso iniciar o aprendizado na teoria musical em si e, mais importante fase acho, partir para uma coisa mais técnica escolhendo um instrumento mais particular aquela pessoa que, como começou com violão, a probabilidade de ser um instrumento de cordas é grande assim como quem começar com uma flauta doce pode partir futuramente para um instrumento de sopro e ai vai.

Até ai tudo bem, ocorre muito isso, normal, beleza, o problema ocorre ao chegar no ponto "escolher um instrumento mais particular aquela pessoa" porque é ai que nos perdemos.

Seguindo mesmo exemplo acima citado, quem começou tocando um violão tem variadas INÚMERAS opções de instrumentos de cordas para escolher e é ai que mora o perigo, pois pela curiosidade, vontade de crescer e aprender etc, variados motivos, a pessoa pode querer pegar vários instrumentos. É errado um músico tocar Guitarra, Violão e Cavaco? Não, se ele gosta, é apaixonado pelo material que produz, da forma que produz onde produz que ótimo, ninguém pode afirmar que ele esta errado ou é ilógico, o problema se encontra se, na escolha de seu primeiro instrumento mais particular ele escolheu uma Guitarra para tocar em uma banda de Heavy Metal pesada aos finais de semana mas ao gostar do som do Cavaquinho decide tocar samba às quintas e sextas-feiras a noite.

Pode ser controverso para quem vê-lo em um local depois em outro o que pode resultar muitas vezes em perda pro próprio músico em questões de imagem, publico etc.

Como testemunho, iniciei na musica com Deus e desde então, independente do instrumento que toco tenho meu foco principal: tocar para Deus! também pela ideia de que o dom foi me dado por Ele. Obviamente que aparecerão outras oportunidades de utilizar meus dons musicais (alias, assim como já apareceu NÉ DAY kkkkkkkkk, vamos que vamos gatinha, rsrs).

Um comentário: